ALTERNATIVAS INTERESSANTES

sexta-feira, 29 de junho de 2012

VIGÍLIA



Passadas as mudanças,
minha alma sorri
pelo entendimento da essência.
APENAS SER...

Um viver diferente...
O momento!
O sentir!
O EU SOU!

Vigília,
introspecção...
Consciência...
CONEXÃO!

E pelas mudanças,
GRATIDÃO!
Evelize Salgado

terça-feira, 26 de junho de 2012

O PATO COM MENTE HUMANA

 
POST RETIRADO DE:


O PATO COM MENTE HUMANA   -  ECKHART TOLLE 



Em O Poder do Agora, citei minha observação de que dois patos, depois de um confronto, que nunca demora muito, separam-se e afastam-se em direções opostas.

Em seguida, cada um deles bate as asas vigorosamente algumas vezes, liberando assim o excesso de energia acumulada durante a luta. Depois disso, eles nadam em paz, como se nada tivesse acontecido.

Se o pato tivesse a mente de um ser humano, ele conservaria a luta viva no pensamento por meio de uma história.

Provalmente, ela seria assim: "Não acredito no que ele acabou de fazer. Ele chegou a poucos centimetros de mim. Pensa que é o dono do lago. Não tem consideração pelo meu espaço privado. Nunca mais vou confiar nele. Da próxima vez, ele vai fazer a mesma coisa só para me aborrecer. Tenho certeza de que já está tramando alguma coisa. Mas não vou suportar isso de novo. Vou ensinar a ele uma lição de que não vai se esquecer."

Dessa forma, a mente cria suas histórias, uma atrás da outra, e continua pensando e falando sobre elas durante dias, meses ou anos.

No que diz respeito ao corpo, a luta continua. E a energia que ela (mente) produz em resposta a todos esses pensamentos são as emoções que, por sua vez, suscitam mais pensamentos.

Isso se torna, o pensamento emocional do ego.

Podemos imaginar quanto a vida do pato se tornaria problemática se a mente dele fosse humana. Todavia, é assim que as pessoas vivem na maior parte do tempo.

Nenhuma situação, nenhum acontecimento, jamais termina de verdade. A mente e o "eu e a minha história", criado pela própria mente, se encarregam de dar continuidade ao processo.

Nós somos uma espécie que tomou o caminho errado. Tudo o que é natural, todas as flores e árvores, assim como todos os animais, teriam importantes lições a nos dar se parássemos, olhássemos e escutássemos.

A lição do pato é a seguinte: bata suas asas - isto é, "deixe a história pra lá"- e retorne para o único lugar importante: o momento presente.

Eckhart Tolle em "O Despertar de uma Nova Consciência" - pág 123.


Visite a nova página do blog - "EFT - Técnicas de Liberação Emocional"


Post copiado do blog
DE CORAÇÃO A CORAÇÃO,
por um simples motivo:
vale a excelente leitura
e também vale conhecer o blog de Stela.

Evelize Salgado

domingo, 24 de junho de 2012

E AGORA?



No fluxo do caminho, passamos por asfaltos, esquinas movimentadas, viadutos, pontes, riachos, grandes ou pequenas estradas. E, invariavelmente, em todos os lugares, em algum momento, precisamos parar para aguardarmos ou darmos passagem, ou, ainda,  descobrirmos para qual lado seguir.

No fluxo da vida, não é diferente, são inúmeras as paradas, às vezes solicitadas pelo EGO, outras, pela ALMA.

Que façamos nestes momentos muitas reflexões, e que observemos e aproveitemos os SINAIS  do Universo para guiarem o restante de nossa caminhada.

Boa semana a todos!

Evelize Salgado

quarta-feira, 20 de junho de 2012

HOJE, MEU DIA COMEÇA ASSIM

Prece diferente                        

Senhor!

Eu desejo Te fazer uma rogativa diferente. Todos pedem pelos injustiçados, por aqueles que têm sede e fome de justiça. Eu Te peço pelos que cometem injustiças.

Todos rogam pelas vítimas das drogas. Eu Te rogo, Senhor, por aqueles que distribuem as drogas e com isso enriquecem.

São criaturas infelizes que ajuntam fortunas à custa de vidas alheias, de lares destroçados. Logo mais, eles terão que responder perante a Lei Divina por toda a infelicidade que estão cultivando.

Muitos pedem pelos órfãos e pelas viúvas. Eu Te rogo, Senhor, por aqueles que deixaram as crianças sem pai e as mulheres sem marido, porque todos os que espalham o mal, brevemente enfrentarão o julgamento da própria consciência.

Todos suplicam pelas mães que tiveram as vidas dos seus filhos ceifadas em plena juventude, pelo braço da violência assassina. Pelas mães que choram a ausência dos filhos que eram toda a sua alegria.

Mas eu, Senhor, Te peço pelos corações das mães que têm seus filhos encerrados nas prisões. Por aquelas que os receberam nos braços, os amamentaram e teceram mil sonhos de ventura e os viram todos destroçados.

Te peço, Senhor, pelas mães que sofrem por ouvirem muitos chamarem seus filhos de bandidos, de criminosos, de homens sem alma.

Muitos suplicam pelos que padecem fome. Eu Te suplico por aqueles que a provocam. Por aqueles que, tendo abarrotados os celeiros, mantêm as portas fechadas, esperando que o preço suba, que o mercado fique melhor para poderem ganhar maiores somas em dinheiro.

Todos pedem em favor dos que não têm acesso aos medicamentos, aos hospitais, a exames e a um tratamento digno.

Eu Te rogo por todos aqueles que fazem das suas possibilidades de servir ao semelhante uma oportunidade de conseguir ainda mais moedas para acrescentar nas suas contas bancárias.

Muitos estendem súplicas aos céus pelos idosos abandonados que vivem nos asilos, nas ruas, nas clínicas.

Eu Te suplico por aqueles que os abandonaram porque um dia colherão a exata medida do que estão semeando na atualidade.

Enfim, Senhor, enquanto todos rogam pelos infelizes e desgraçados, eu Te rogo por aqueles que sorriem mas apresentam o coração em chaga viva, por aqueles que parecem ser vencedores no mundo, mas que trazem na intimidade a mensagem da frustração, do desamor e da solidão.

Eu Te peço, Senhor, por todos os que se encontram no momento da semeadura infeliz porque, na época da colheita, sofrerão imensamente por todos os espinhos que terão de colher.

* * *

O primeiro ato que deveria assinalar o dia do cristão é a prece.

Não existe uma fórmula especial para orar. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.

A qualidade principal da prece é ser clara, simples, sem frases inúteis.

Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma.

Orar por si mesmo é necessidade da criatura. Orar pelos que persistem no erro, é exercício de amor ao semelhante.

Redação do Momento Espírita, com pensamentos finais do cap.
XXVIII, item 1, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan
Kardec, ed. Feb.
Em 18.06.2012.

Minha gratidão por abrir um e-mail de uma amiga, e encontrar esse texto!

Bom dia a todos!

Evelize Salgado

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS E ESSÊNCIAS

Hoje estou publicando um dos melhores textos explicativos que já li sobre este assunto. Didático e preciso em sua abordagem e de extrema importância em seu conteúdo.

Muitas vezes, pessoas que adoram um cheirinho compram essências aromáticas e as utilizam como óleos essenciais, sem os devidos conhecimentos. Isso pode causar acidendes como queimaduras e alergias, uma vez que os produtos sintéticos não são para uso terapêutico, servem apenas como "perfumaria".

Confiram o texto da Daiana Petry, da  Harmonie Aromaterapia.

A diferença entre óleos essenciais e essências - por Harmonie em 13 de junho de 2012

Você vai até uma loja e pergunta para o vendedor: Você tem óleo essencial?

O Vendedor responde: Sim! E te oferece essências sintéticas como sendo óleos essenciais puros e naturais, te indica para usar na massagem e para completar você olha no rótulo e vê escrito : Óleo essencial de absinto, morango, dama da noite, lavanda ou de qualquer outra coisa por apenas 8,00.

E ai algumas pessoas compram e levam para casa uma essência sintética achando que é óleo essencial.

Pois é, muita gente já passou por isso!

Lembrando que essências sintéticas são produzidas em laboratórios e não possuem nenhum efeito terapêutico. Devido ao fato de sua composição ser na maioria das vezes apenas um derivado de petróleo ou então óleo essencial extremamente diluído em óleo mineral e acrescentado de essência. São matérias-primas usadas para conferir apenas aroma a alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, brinquedos entre outros.

Já os óleos essenciais, são substâncias naturais, PURAS e muito concentradas (1 gota = 24 xic de chá da planta) e por esta razão, possuem uma complexa mistura de componentes quimícos, que juntos tornam o óleo rico em propriedades medicinais. Com o objetivo de oferecer benefícios a saúde do indivíduo, ou seja, além de aromatizar ambientes proporcionam saúde e bem estar, pois os óleos essenciais que são usados na aromaterapia são verdadeiramente integrativos no sentido de que podem exercer um poderoso efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.

Mas como saber se aquilo que o vendedor te oferece é Óleo Essencial PURO?

Algumas dicas na hora de comprar.

Antes de sair de casa anote em um papel o nome científico do óleo essencial que deseja comprar. Essências na grande maioria não colocam o nome científico da planta, apenas o nome popular.

Conhecer a Origem do óleo essencial é de extrema importância para que saibamos a qualidade do produto. E origem não é informado no rótulo das essências sintéticas. Ex: Lavanda – Origem: França.

A composição química de um óleo essencial é influenciada pelo seu país de produção. Ex: O óleo essencial de Lavanda - lavandula offícinalis produzido na França possui em média metade de sua composição linalol e a outra metade acetato de linalila o que lhe confere um efeito sedativo. Já o óleo essencial de Lavanda produzido no brasil possui em sua composição cineol o que a torna expectorante e estimulante.

Registro na ANVISA. Algumas marcas de essências possuem registro na anvisa, outras não. Mas óleos essenciais obrigatóriamente necessitam de Registro.

Modo de usar. A forma de utilização deve ser apresentada no rótulo do óleo essencial. Já as essências raramente apresentam em seu rótulo o modo de usar.

Conhecer os produtos que a marca oferece. Não existe óleo essencial de frutas como: morango, banana, abacaxi, kiwi. Existe apenas de frutas citrícas como laranja e limão.

A composição deve ser APENAS o nome cientíco da planta acrescentado no final da palavra o termo oil.

EX: Óleo essencial de lavanda – Nome científico: Lavandula Officinalis – Composição (comp): Lavandula officinalis flower oil.

Caso você encontre na composição: Lavandula officinalis flower oil e Mineral Oil. O produto entra na classificação como essência. Pois é um produto extremamente diluído e ineficaz para a utilização terapêutica.

Preço: Você não encontrará óleos essenciais sendo vendidos por 6,00 ou 10,00. Óleos essenciais são mais caros por necessitarem de grande quantidade de matéria prima e por serem na maioria das vezes importadas. Ex: Para produzir um frasco de 10 ml de óleo essencial de Lavanda é necessário 10kg a 15kg de FLORES de lavanda.

Resumindo: Se o produto oferecido não possuir alguma das informações explicadas acima, CUIDADO! pois você pode levar para casa uma essência e não o óleo essencial puro e natural.





Dúvidas? Entre em contato!




Evelize Salgado