Durante a semana O Marcelo Dalla http://marcelodalla.blogspot.com/, a Iara http://eusouluz-iarama.blogspot.com/ e eu trocamos uma idéia sobre as diferenças entre a Psicoterapia Prânica e o Reiki, uma vez que os dois são a mesma energia Universal direcionada para a cura. Aproveitei para falar sobre o tema na postagem da semana, no blog O Sarandi http://osarandi.blogspot.com/, e resolvi postar aqui também.

Sempre que se faz um tratamento energético, como eu já havia falado antes, o terapeuta age como um canal transmissor da Energia Vital, direcionando-a para o paciente na quantidade e freqüência necessárias a ele. Mas a eficácia dos tratamentos não depende somente do terapeuta. É necessário que a pessoa esteja aberta e sintonizada ao procedimento e à própria energia.
Em um tratamento com o Reiki, ele se direciona sozinho, envolve a pessoa conforme suas necessidades maiores. Não é necessário colocar uma intenção de cura, ele age sobre todos os chakras e corpos até que tudo esteja em perfeito equilíbrio e harmonia. Por isso é um tratamento com resultados mais suaves, mas absolutamente eficaz, principalmente para as pessoas que já estão buscando estes tratamentos alternativos há mais tempo.
Na Psicoterapia Prânica, existe a intenção do terapeuta e do paciente de curar uma determinada patologia. Dependendo de cada caso, são trabalhados os chakras que se relacionam àquele problema com energias de cores variadas, também relacionadas a cada situação. Ainda, dependendo do terapeuta e do paciente, podem ser usados cristais condutores potencializando o tratamento. O resultado é mais imediato, mas é preciso um prazo mais longo, até a pessoa se estabilizar por inteiro.
Além disso, o procedimento da Psicoterapia Prânica é mais dinâmico, com maior interação do paciente, o que facilita a aceitação do tratamento por pessoas mais agitadas.
É um processo bom para quem nunca fez terapia energética, pois ao sentir a melhora quase que instantânea, passa a acreditar mais nas terapias holísticas. Muitos, depois de fazerem a prânica, seguem com o Reiki.
A sugestão é que se possa experimentar cada uma das técnicas energéticas disponíveis até encontrar aquela que traz os melhores resultados de equilíbrio e bem-estar.