ALTERNATIVAS INTERESSANTES

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O PODER DE CADA UM


Como terapeuta, várias vezes ouvi relatos de pessoas marcadas por traumas de infância que muito me tocaram. Temos como missão auxiliar o encontro entre os eus de nossos clientes, motivá-los para o autoconhecimento e instigá-los às reformas pessoais necessárias à evolução.

Tudo muito bonito, mas, e na prática, como conseguir? E mais uma vez me dou conta de que não existe mágica. Cada um é responsável pela sua caminhada.

Há uma corrida enorme em busca de respostas e tratamentos em consultórios médicos ou terapêuticos. Não menor do que isso, é o movimento em centros espíritas ou espiritualistas, igrejas, grupos, cursos, círculos, enfim, onde  quer que se possam encontrar respostas para cada um dos problemas da humanidade. Na hora “do aperto”, vale qualquer coisa, ainda que a crença em qualquer coisa seja ínfima.

E nesse vai e vem pela procura de respostas, existe um templo vazio à espera de cada criatura que roga por um socorro “dos céus”, seja do deus-médico, do deus-terapeuta ou do Deus-Criador. E entre remédios, limpezas, conselhos e bênçãos, o trauma continua ali, escondido em gavetas fechadas – mas não emperradas – que o Homem não ousa abrir.
Fazer um trabalho sério e disciplinado é a proposta do terapeuta a toda pessoa que quiser melhorar sua trajetória nesta curta vida terrena, mas este trabalho somente poderá ser realizado em um local: o templo interior.

Os passos serão sempre os mesmos: conhecer-se, aceitar-se, agradecer e reformular-se.

Parece simples? Alguns dirão: - uma receitinha básica. Será?

Quanto de nosso tempo é dedicado diariamente a uma entrega à meditação? Quando podemos bater um papo franco com nosso eu mais profundo, aquele que sabe tudo, desde a nossa concepção nesta vida, até os mistérios de outras existências? Quando paramos para agradecer pelos reveses que temos de enfrentar tantas e tantas vezes? Quando nos dispusemos a reformular nossos conceitos, nossas crenças e, principalmente, nossas atitudes? Enfim, quando entramos em nosso templo interior para encontrarmos nossa essência?

Existe um mundo de infinita beleza em cada ser humano, independente de classe, raça, credo ou aparência física. Existe uma sabedoria infinita em cada coração. Existe um poder imensurável em cada criatura. 

Se cada um se dispuser a enfrentar seus medos, vícios e os próprios traumas, com ou sem (o que é muito mais difícil) ajuda externa, certamente despertará em si a consciência adormecida de um ser pleno, próspero e feliz.

Evelize Salgado

Nenhum comentário: