ALTERNATIVAS INTERESSANTES

sábado, 17 de outubro de 2009

DHARMA - TERAPIA DA LIBERTAÇÃO




Questões sobre o Karma Planetário são frequentemente abordadas em blogs, programas de rádio e TV, revistas, entrevistas, livros, enfim, nos mais diversos veículos que expõem a palavra do homem a seus semelhantes. Entretanto essas palavras ou ficam presas a esses veículos, ou são jogadas ao vento, e, em analogia ao Sermão da Sexagésima - Pe. Antonio Vieira, nem sempre caem em terrenos férteis. Que terrenos seriam estes? O coração e a consciência dos seres humanos.

Não vou brincar com metáforas, pelo contrário, é preciso tratar este assunto clara e objetivamente. Então, partamos do vocábulo KARMA ou CARMA que, não somente no Brasil, mas no Ocidente, de maneira geral, tem a sua significação deturpada, sugerindo negatividade, revés, ou a própria “cruz a ser carregada”. Só por aí, o Planeta já foi morto e enterrado, sem chance de salvação. E ele tem.

Sem nos determos à análise da palavra*, observemos o seu significado básico: KARMA é ação, manifestação real de nossos atos e, inexoravelmente, suas consequências. Ou seja, somos eternamente responsáveis por nossos KARMAS. Mas essa responsabilidade não acaba à porta de nossas casas. Vivemos em grupos, sociedades que fazem parte de um sistema planetário pelo qual também respondemos. Assim, não apenas nosso KARMA depende de nós, mas também o do Planeta.

Seguindo alguns pressupostos de que o homem, mesmo sendo egocêntrico, não se importa com sua própria existência, importar-se-ia ele com a existência de seus semelhantes? A resposta varia entre o sim e o não, mas no contexto universal, digamos que sim.

Algumas imposições culturais e/ou religiosas levaram a humanidade a agir e reagir sob o domínio do medo, da opressão, na crença de que assim teriam tudo sob controle. Este engano resultou na disseminação da violência e das ações negativas, seus próprios Karmas.

Os caminhos saturados pelos erros cometidos chegam a uma sociedade vazia de princípios e valores morais e o fracasso do ser humano o obriga a buscar novas forças, que ele só encontra além do ego despedaçado, na trilha da espiritualidade, que antes era um atalho para poucos e hoje, se apresenta como uma avenida larga, concretada, cheia de sinais e de muita luz.

Passado o deslumbramento causado pela possibilidade de uma caminhada mais tranquila, chega a hora do entendimento, do despertar da consciência. O aprofundamento do autoconhecer-se é o guia maior desta nova jornada. Olhar para dentro de nós, conhecer e aceitar nossos pontos fracos e trabalhá-los com arrependimento, perdão e gratidão, nos leva a patamares superiores na estrada da evolução e nos proporciona a possibilidade de libertação do Karma individual bem como do conjunto onde estamos inseridos.

Essa mudança de olhar faz com que nosso aprendizado interno se expanda a todas as nossas relações de forma a sentirmos que fazemos parte de um mesmo sistema planetário, cósmico. E as ações e reações de toda a humanidade passam a ser dominadas pelo AMOR que une a todos, nos tornando um enorme gerador de PAZ.

A força do Universo se apresenta vitoriosa, transformando EGOS em ações conjuntas por um bem comum, através de um magnetismo amoroso, capaz de produzir não só a cura do Karma Planetário, como também o DHARMA da libertação.



Evelize Salgado





*Resultado da pesquisa dos significados de KARMA na internet.
car.ma - sm (sânsc karma) Rel Segundo o hinduísmo e o budismo, lei de causa e efeito, que opera tanto no plano físico como no moral.
tp://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=carma&CP=33918&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10)
Carma - s.m. Nas religiões da Índia, encadeamento de causa e efeito, tanto no plano físico quanto no moral. (
http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Carma)




AGRADEÇO IMENSAMENTE AO MARCELO DALLA POR ME EMPRESTAR A IMAGEM FANTÁSTICA QUE ILUSTRA ESTE POST.

11 comentários:

adriana disse...

Querida,
Mais um texto sublime.
Que suas sementes caiam em terreno fértil!

O Profeta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
alegria de viver disse...

Olá querida
Que esta mensagem tenha todos os benefícios a que se propõe, se uma unica pessoa tiver esta consciência, já vai ter valido, e nosso planeta estará mais rico de amor.
Com muito carinho BJS.

EVELIZE SALGADO disse...

Adriana, e brotem, cresçam e se multipliquem!!!!

Profeta, obrigada!! Boa semana.

Amor transbordando, como a alegria de viver!!!

Anônimo disse...

Belísima mensagem, Evelize.
Karma, faz todo o sentido. A busca pelo autoconhecimento associada às leituras espirituais que são ligadas às leis do Universo, explicam muitas dúvidas acerca da nossa existência e as tribulações que passamos.
Muito lindo o texto. Veio em boa hora. Obrigada pela postagem.
Bjs.

EVELIZE SALGADO disse...

Regina,este é o nosso caminho!
Amor e Luz!
Bjs

Cândida Ribeiro disse...

Pois é Evelize, o Karma que assusta tanta gente e que pode ser transformado em Dharma da Libertação….
Mas assistimos, felizmente, a um despertar diário da consciência humana, pois a energia está cada vez mais intensa e o ego começa a não ter tanta força.
Hoje, é mais fácil encontrar jovens mais despertos e com vontade de aprofundar os seus conhecimentos para terem um melhor relacionamento consigo próprio.
Um belo texto, como sempre.

Um grande abraço

EVELIZE SALGADO disse...

Perfeito, Canduxa! Novos tempos, novas consciências. Tudo de que precisamos!!!!

Amor e Luz!!!!

Priscila Zanutti disse...

Oi queridíssima. Passando para dizer que sempre tem algo bom para ler aqui..por isso volto. Ando meio sem rotina, meio pra baixo, mas vai melhorar. Não esqueço mais de pensar positivo mesmo que surgjam problemas como água da fonte. Estou meio bem, mas tendendo a melhorar logo. Como estás? Bjs de luz

ღ SOL ღ disse...

Olá, Evelize
Tenho que voltar muitas vezes, com calma para ler muitos assuntos que gostaria de saber, entender e absorver... e com consciencia, aplicar no dia-a-dia. Obrigada e parabéns por esta boa alternativa colocada, para que possamos ter a oportunidade de entendimento maior, consigo e com todos. Abraços.

EVELIZE SALGADO disse...

Priscila, querida, não esquece que dentro de ti existem todas as respostas.

SOL, caminhemos juntas!!!!

Namastê!