ALTERNATIVAS INTERESSANTES

segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMO AS CORES PODEM INFLUENCIAR EM NOSSA VIDA?




No mundo moderno, tudo é influenciado pelas cores. Além de tendências de moda, elas definem organizações, paixões e até status. Porém é preciso considerar que as cores vão além do lugar-comum, exercendo, desde sempre, influência direta nos aspectos psicofísicos do homem.

Quando buscamos informações sobre as técnicas naturais de cura, caímos direto nas antigas civilizações da Grécia, Egito, Índia e China. Com a cromoterapia não poderia ser diferente. Temos referências, através das pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, que os tratamentos cromoterápicos iniciaram no Egito, onde sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas, mas esta técnica ficou esquecida por longo tempo e hoje está novamente entre as terapias energéticas, apresentando ótimos resultados.

Podemos definir CROMOTERAPIA como a ciência que utiliza as diferentes cores na busca do equilíbrio do ser humano, alterando ou mantendo as vibrações do corpo em uma frequência que resulte em bem-estar, harmonia e saúde.

A relação homem-cor é muito fácil de ser observada à cabeceira de um doente que, quando febril, odeia a luz e as cores quentes, pois seu organismo tem excesso de calor. Porém, ao passar o estado de febre, procura novamente o sol – irradiação quente - para compensar a energia perdida durante a doença.

Alguns estudos apontam o reconhecimento  da personalidade das pessoas através das cores de suas roupas e a possibilidade de potencializar algumas ações com o uso adequado das cores, o que pode tornar o dia-a-dia mais fácil e prazeroso.

Segundo o cromoterapeuta e psicólogo transpessoal Maurício Yanez, a Cromoterapia Alimentar possui benefícios emocionais e físicos. Ele explica que a Alimentação Cromática baseia-se na energia do espectro solar que os alimentos absorvem dos raios solares e nos transmitem por meio de sua ingestão. “Como cor é luz, a pessoa primeiro alimenta-se de luz e depois das propriedades nutritivas dos alimentos."

Uma outra forma de aproveitar a influência das cores é através da pintura e decoração dos ambientes. Pintar uma casa ou um cômodo com a cor adequada, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita. Quando se deseja decorar um aposento, é preciso pensar se queremos que tenha a aparência de maior ou menor. Porém além dessa aparência, as vibrações de cada cor influenciam diretamente o nosso físico, mental e emocional, daí a necessidade de uma escolha criteriosa, sempre considerando todos os fatores que marcam a relação homem/cor.


FAÇA BOM USO DAS CORES NO SEU DIA-A-DIA E OTIMIZE A SUA VIDA !

Evelize Salgado

Nenhum comentário: