ALTERNATIVAS INTERESSANTES

sexta-feira, 10 de julho de 2015

COACHING NA EDUCAÇÃO

Uma das profissões mais instigantes do momento é o coach. Há quem brigue com este nome, que lembra o velho e conhecido técnico, mas, na realidade, coach é um condutor de caminhadas, sejam profissionais, amorosas, familiares, ou, simplesmente, a caminhada da vida.

E na caminhada da vida, encontrei esta delícia da atualidade.

Num instante, entre leituras e especulações, me transportei a alguns anos atrás, quando eu ainda estava em pleno exercício do magistério, convivendo com jovens adolescentes em busca de suas carreiras. Quanta insegurança, angústia, pressão e depressão eu via entre os alunos. Certamente, havia alguns bastante decididos, entretanto, muitos outros desestruturados.

Estamos em uma época em que as faculdades proliferaram facilitando o acesso à garotada, em contraponto, o troca-troca de curso nunca foi tão intenso.

Chegando cada vez mais cedo ao momento da escolha profissional, os alunos do Ensino Médio se deparam com uma incerteza gigantesca que mexe com seu campo mental e emocional, posteriormente, refletindo-se no físico. Estresse, rebeldia, depressão, apatia e outros transtornos desta ordem invadem as famílias de vestibulandos, ano após ano e a desorientação individual passa a familiar, em um grande número de casos.

Psicólogos, terapeutas, médicos e outros profissionais dessa área são tradicionalmente procurados para o S.O.S  à turma do terceiro ano ou àqueles que já terminaram a escola, mas ainda não conseguiram aprovação.

Tudo isso, passou-se como um filme do qual eu já fiz parte e ainda faço, enquanto terapeuta destes jovens, principalmente com a terapia floral e o reiki.

E veio o insight. Onde está o coach do estudante, ou estudantil, ou educacional, ou vocacional, ou, seja lá como quiserem chamar. “Coisa de primeiro mundo” - como disse um conhecido meu. Pois é! Tudo que esta meninada precisa e o produto é tão escasso.

É um trabalho lindo que contempla não só o estudante, como também a família e a própria sociedade, uma vez dissipada a nuvem de insegurança e sofrimento que causa tantos dissabores pelos quatro cantos do país.

Existe um vácuo imensurável em relação ao que se pode oferecer em termos de educação e formação desde os primeiros anos escolares até o final da jornada estudantil. Assim, é importante mais olhares para esse segmento e mais condutores para estes caminhantes com uma enorme facilidade em diversificar suas ações, e, na mesma proporção,  a dificuldade de ter FOCO.

Evelize Salgado

Nenhum comentário: