ALTERNATIVAS INTERESSANTES

sexta-feira, 8 de maio de 2009

BAGUNÇA: O RETRATO DE UM EU INCOMODADO

Entrar em casa e largar as chaves e tudo mais que tivermos nas mãos sobre a mesa, deixar os sapatos ao lado do sofá, fazer uma trilha com as roupas até a porta do banheiro pode ser uma boa desculpa para o cansaço. Mas, se depois de um certo tempo tudo estiver do jeito que ficou, ATENÇÃO, há algo errado por aí.

Embora muitas pessoas pareçam conviver tranquilamente com um ambiente bagunçado, isso não é uma grande verdade. Basta chegar uma visita inesperada para o dono da casa ficar totalmente sem graça, cheio de explicações e até arriscar a célebre frase - "só eu me entendo na minha bagunça".

Bagunça é reflexo de desordem - mental, emocional, ou mesmo espiritual.

Quando o indivíduo está em desarmonia consigo mesmo, a desorganização interna vem à tona e tudo a sua volta se apresenta como o seu caos interior.

Para mudar esse quadro psicopatológico, é necessária uma pausa para reflexão sobre os valores pessoais; o que incomoda; o que se quer; aonde se quer chegar; o que fazer para chegar e outras tantas questões que estão nas inúmeras gavetas fechadas da mente humana. Somente a partir daí o homem pode identificar seus problemas e optar por resolvê-los, ou não.

Alguns florais como Lírio da Paz, Melissa, Gloxínia e vários outros - dependendo de cada caso - podem auxiliar na tomada de consciência e reorganização interna, mas o auxílio do terapeuta é fundamental na identificação das situações-conflito e indicação da essência apropriada para cada uma delas.
Evelize Salgado

4 comentários:

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Fantástico! Fantástico!

Concordo! É isso mesmo!

Abração.

Pedro Antônio

MARCELO DALLA disse...

Que bom encontrar este blog!!!! Tenho feio muitas amizades com pessoas de luz pela blogosfera, espero que você seja mais uma. Virei freguês do seu blog. Bjo!!!

Anônimo disse...

nossa amei é isto mesmo, a bagunça reflete alguma desordem interior.fiquei feliz pois trabalho com pessoas desorganizadas e tento passar isto pra elas para ajudá-las e me criticam.obrigada.aeeeeeeiii!!!!!

EVELIZE SALGADO disse...

Que bom poder ajudar alguém a se organizar. Pode utilizar o texto e mostrá-lo a essas pessoas.
Abraço!