ALTERNATIVAS INTERESSANTES

sábado, 31 de março de 2012

DIA DO TERAPEUTA HOLÍSTICO

PARABÉNS A TODOS TERAPEUTAS POR VOCAÇÃO!



Institui o Dia Estadual do Terapeuta Holístico.



Art. 1º - Fica instituído o Dia Estadual do Terapeuta Holístico à ser comemorado, anualmente,no dia 31 de março.

Art. 2° - O Poder Executivo fica autorizado a incluir o Dia do Terapeuta Holístico no Calendário de Eventos Oficial do Estado.

Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões, 21 de março de 2003.

Deputado Estadual Giovani Cherini - PDT


JUSTIFICATIVA


Lei 11999, de 04 de novembro de 2004


Esta Lei tem como objetivo instituir o dia 31 de março como o Dia do Terapeuta Holístico.


Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade.


Através da Terapia Holística a vida das pessoas pode tornar-se mais saudável, pois utiliza-se uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando a capacidade da pessoa tratada. Dentre estas técnicas podemos citar Yoga, Reiky, Tai Chi Chuan, Acupuntura, Aromaterapia, Homeopatia, Fitoterapia, Cromoterapia, Cristaloterapia, xamamismo, e outras terapias alternativas que ajudam a combater doenças de maneira eficaz e barata.

As popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico, que procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade, promovendo a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis conseqüências, além de promover a catalização da tendência natural ao auto-equilíbrio, facilitando-a pela aplicação de uma somatória de terapêuticas de abordagem holística, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.


A OMS- Organização Mundial da Saúde reconhece a importância da fé e da religiosidade no desenvolvimento do processo de cura.


Considerando que o homem é corpo físico e espiritual, nenhum processo de cura pode hoje se dissociar de contemplar o homem como um ser múltiplo, devendo ser respeitados diversos aspectos ao proceder-se um tratamento de saúde.


Sabe-se também que a manifestação de uma desarmonia em todo esse complexo, consubstanciada no que chamamos doença, é, na maioria das vezes, a somatização, no físico, de um processo desarmônico em alguma parte do todo que é o homem.


A escolha do dia 31 de março como o Dia do Terapeuta Holístico é em homenagem a São Benedito. O dia de devoção a São Benedito é 31 de março.


São Benedito nasceu em 1526, em São Filadelfo, nos arredores de Messina, era filho de pais descendentes de escravos levados para a Sicília. Manifestou desde os 10 anos uma pronunciada tolerância para a penitência e para a solidão. Foi chamado de 'Santo Mouro' por causa de sua cor preta e aos 18 anos ,com o fruto de seu trabalho, provia o seu sustento e dos pobres. Operou diversos milagres. Além de tido, a oficialização do Dia do Terapeuta Holístico é o reconhecimento e a homenagem merecida aos abnegados profissionais que emprestam seus dons e conhecimentos pessoais em prol da comunidade, buscando melhorar o ser humano e o universo.


Deputado Estadual Giovani Cherini - PDT/RS
 
Evelize Salgado

6 comentários:

Carla disse...

Meu recado é: PARABÉNS pelo teu dia querida mestra !! Um bjo meu com o reconhecimento da profissional maravilhosa que tu és!!

Carla

EVELIZE SALGADO disse...

Minha linda Carla, toda minha gratidão e também reconhecimento pela profissional que te tornaste. Realmente agradeço por teres me escolhido para participar desta tua formação.
Grande beijo, luz, amor e parabéns pra nós!!!!!

Sandra disse...

Passando para deixar um carinho e desejar um feliz final de Domingo.
Venho devagar para não me cansar.
Os amigos sempre estão dentro do coração..


Agradecer pela sua presença.
A amizade é um sentimento sublime, puro e verdadeiro, para possuí-la não é preciso ser rico nem pobre, ter posses ou não. A Amizade é um dom, sentimento nobre que une as pessoas, sinal de confiança integra e recíproca, sem ela não há humanidade, sem ela não há o mundo, pois tudo na vida se origina de uma amizade, mas ela exige um item muito importante, ela tem que ser verdadeira, caso contrário, não há amizade.
Carinhosamente,
Sandra

Eliane disse...

Querida Evelize!
Parabéns pelo seu dia e pela excelente profissional que você tem demonstrado ser através dos cursos que dá e dos elogios que encontro no seu blog!
Muita luz nesse caminho já tão iluminado!
Beijos carinhosos!

EVELIZE SALGADO disse...

Sandra, obrigada pelas deliciosas palavras deixadas por aqui!

Grande abraço!

EVELIZE SALGADO disse...

Eliane, que Deus me permita ser uma boa profissional, sempre.
Grata pelo carinho!!!!!
Bjinhos, luz e amor!