ALTERNATIVAS INTERESSANTES

terça-feira, 9 de junho de 2009

SHANTALA


Apesar de grande parte do povo brasileiro ter aderido aos modismos trazidos pela novela global "Caminho da Índias", há algumas coisas dessa cultura oriental que vêm sendo levadas a sério no Brasil, como, por exemplo, a Shantala.




O jornal da UNIMED do segundo trimestre de 2009, apresenta um artigo sobre a SHANTALA, massagem para bebês, originária do sul da Índia, e seguida há milênios pelas mulheres daquele país. A massagem é trabalhada na segunda etapa do programa Materno-Infantil do Espaço Vida Unimed, para crianças de 0 a 2 anos.




A técnica difundida no Ocidente pelo obstetra Frédérick Leboyer é um suporte ao desenvolvimento emocional do bebê que, ao sair de seu mundo seguro e confortável, enfrenta uma estrutura desconhecida onde precisa lutar por sua sobrevivência desde o primeiro instante após o parto.




O toque é a sua salvação, é a certeza de segurança, é a força externa que o remete à tranquilidade - elemento necessário para embasar suas novas descobertas. É preciso estreitar os laços entre o bebê e este mundão novo onde ele é recém chegado. O toque precisa ser ritmado, firme, mas sobretudo amoroso.




É através do amor que a crainça sente-se protegida e passa a aceitar a nova vida de forma mais tranquila, isso fortalece o sistema imunológico tornando-a mais resistente a doenças, proporciona equilíbrio energético e um crescimento saudável em todos os aspectos.




Evelize Salgado

9 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Muito interessante!
Cumprimentos calorosamente!

Fadaeliane disse...

Olá amiga Evelize!
Essa massagem é maravilhosa,já tive a oportunidade de ver uma vez uma demonstração.

Beijinhos iluminados!

Essencialma disse...

Oi Evelize...mais um assunto comum entre nós...estou a fazer um curso de massagem, e tinha de escolher um tema para o trabalho que tenho de fazer...pensei inicialmente fazer só sobre massagem no bebé, onde incluo shantala, mas acabei por expandir e fazer a massagem da mãe grávida até ao bebé! Estou quase a terminar...é um assunto que gosto bastante...até porque adoro crianças!

Beijinhos

Kyria disse...

Evelize, também gosto muito da Shantala.
Logo que chegou a época adequada comecei a fazer a massagem no meu filho mais velho e até hoje, a música e o cheirinho do óleo que eu usava nos traz boas lembranças.
Quando meu caçula chegou, não consegui massageá-lo pois ele chorava muito, tentei várias vezes sem sucesso. Finalmente ele gostou de uma massagem carinhosa, por cima da roupa, feita enquanto ele dormia. Lembro que fiquei chateada mas depois entendi que ele é diferente e só relaxava para o toque enquanto repousava. Hoje em dia, os dois fazem massagem em mim com as mãozinhas miúdas e é muito bom! Bjs

EVELIZE SALGADO disse...

Canto en flor, obrigada!!!!!

EVELIZE SALGADO disse...

É isso Fada, boas energias para as nossas crianças é fundamental.
Paz e Luz!!!

EVELIZE SALGADO disse...

Essencialma, Kyria, que bom que vocês já conhecem de perto os benefícios da Shantala. O toque além do conforto e relaxamento, nos enche de energia de luz e de amor.
Como diz a Kyria, precisamos descobrir como fazer, quando fazer a massagem. O importante é que seja feita e recebida com muito prazer.
Bjinhosssssssssssss

Cândida Ribeiro disse...

Olá Evelize,
Já ouvi falar nessa massagem, como sendo muito importante, mas ainda não conheci ninguém que a fizesse.Agora que falou aqui em Shantala acho que vou procurar saber se nesta cidade, onde vivo, há cursos. Já que não pude fazer aos meus filhos...quem sabe estarei apta para fazer aos meus netos....quando chegarem.
Um grande abraço

EVELIZE SALGADO disse...

Que lindo, Canduxa, se conseguires será maravilhoso. Shantala realmente é um toque de amor.É uma arte milenar passada das mães para as filhas. Na Índia as mães massageiam os filhos por muitos anos e, para o desenvolvimento do bebê, físico, mental,emocional e até espiritual é fantástica essa massagem.
Boa sorte, tomara que encontres um curso.
Beijinhossssssss