ALTERNATIVAS INTERESSANTES

domingo, 20 de setembro de 2009

BEM-ESTAR E EQUILÍBRIO ENERGÉTICO ATRAVÉS DA AROMATERAPIA



Uma das técnicas de tratamento mais antigas de que se tem conhecimento é a AROMATERAPIA, que consiste na utilização de produtos vegetais, mais especificamente de plantas que produzem óleos chamados essenciais ou voláteis, e que são extraídos por destilação em vapor d’água. Somente através deste processo podem-se obter extratos 100% naturais. Como toda boa regra tem sua exceção, neste caso encontram-se as essências cítricas, que são obtidas espremendo os tecidos vegetais e não resultam em óleos, apenas em essências.

As propriedades naturais das plantas vêm em auxílio do homem tratando-o em seus aspectos físicos e psíquicos, proporcionando-lhe um enorme bem-estar e total equilíbrio energético.

É necessário, porém, uma utilização criteriosa e competente dos óleos essenciais, uma vez que a concentração de cada gota de óleo corresponde a muitos quilos da mesma planta em seu estado natural. Uma super dosagem pode causar efeitos diferentes dos esperados.

O uso mais comum dos óleos e essências se dá por via externa, através de massagens, compressas, banhos e até pulverização no ambiente. Alguns terapeutas indicam a ingestão, quando identificados problemas de ordem digestiva, verminoses ou com relação a órgãos internos específicos. Nesses casos o cuidado na administração das gotinhas deve ser redobrado.

Por ser um produto bastante caro é muito frequente a venda de óleos sintéticos em lugar dos naturais, com preços menores, o que pode comprometer o tratamento, causando, inclusive, danos ao organismo. Esse tipo de produto pode ser usado em sprays ambientais, mas nunca sobre a pele, nem deve ser ingerido.

Como toda terapia alternativa, a AROMATERAPIA é um recurso natural de que dispomos para cuidar de nossa saúde. Podemos desfrutar de seus efeitos tanto estimulantes quanto relaxantes, à medida que nos conhecermos e nos abrirmos para que a energia da natureza penetre nosso ser.
Evelize Salgado
 

6 comentários:

Christiane disse...

Evelize

Embora sempre leia seus textos eu pouco comento. Agora que fiz uma operação no joelho e estou longe da net então... afffff

tenho 7 blogs e sou filósofa. Escrevo também para 3 sites...

Adoro seu blog e em um dos meus blogs te deixei um selo de presente, passa lá e pode pegar que é seu!

http://clubedasmulheresvividaseinteligentes.blogspot.com/2009/09/selos-recebidos-e-agradecimentos.html

Grande beijo

Christiane.

Estela disse...

Esse assunto é maravilhoso.
Sou amante e estudiosa da Aromaterapia.
Bjs.

alegria de viver disse...

Olá querida
Amo a natureza e enquanto eu poder vou usar sempre as terapias alternativas.
Belo texto, sempre aprendo algo.
Com muito carinho BJS.

EVELIZE SALGADO disse...

Cris, muito obrigada, fico feliz com tua indicação.
Melhoras!!!!!!! Bjs

Realmente, Estela, é maravilhoso. E se acertarmos na escolha do óleo, não há o que nos derrube.
Bjs

Bela escolha para manter a alegria de viver. A natureza é sábia, nós precisamos aprender com ela. Bjs

Ricardo e Regina Calmon disse...

Olá caríssima Evelize,ler ocê ,e sugar conhecimento e trato de corpo e mente nossa,assim como a maneira que a vida semeias!

bzu mãos suas,amiga querida viva vida!

EVELIZE SALGADO disse...

Ricardo, saudades!!!!
Viva a vida!!!!
bjs aromatizados!!!!