Uma das técnicas de tratamento mais antigas de que se tem conhecimento é a AROMATERAPIA, que consiste na utilização de produtos vegetais, mais especificamente de plantas que produzem óleos chamados essenciais ou voláteis, e que são extraídos por destilação em vapor d’água. Somente através deste processo podem-se obter extratos 100% naturais. Como toda boa regra tem sua exceção, neste caso encontram-se as essências cítricas, que são obtidas espremendo os tecidos vegetais e não resultam em óleos, apenas em essências.
As propriedades naturais das plantas vêm em auxílio do homem tratando-o em seus aspectos físicos e psíquicos, proporcionando-lhe um enorme bem-estar e total equilíbrio energético.
É necessário, porém, uma utilização criteriosa e competente dos óleos essenciais, uma vez que a concentração de cada gota de óleo corresponde a muitos quilos da mesma planta em seu estado natural. Uma super dosagem pode causar efeitos diferentes dos esperados.
O uso mais comum dos óleos e essências se dá por via externa, através de massagens, compressas, banhos e até pulverização no ambiente. Alguns terapeutas indicam a ingestão, quando identificados problemas de ordem digestiva, verminoses ou com relação a órgãos internos específicos. Nesses casos o cuidado na administração das gotinhas deve ser redobrado.
Por ser um produto bastante caro é muito frequente a venda de óleos sintéticos em lugar dos naturais, com preços menores, o que pode comprometer o tratamento, causando, inclusive, danos ao organismo. Esse tipo de produto pode ser usado em sprays ambientais, mas nunca sobre a pele, nem deve ser ingerido.
Como toda terapia alternativa, a AROMATERAPIA é um recurso natural de que dispomos para cuidar de nossa saúde. Podemos desfrutar de seus efeitos tanto estimulantes quanto relaxantes, à medida que nos conhecermos e nos abrirmos para que a energia da natureza penetre nosso ser.
Evelize Salgado
6 comentários:
Evelize
Embora sempre leia seus textos eu pouco comento. Agora que fiz uma operação no joelho e estou longe da net então... afffff
tenho 7 blogs e sou filósofa. Escrevo também para 3 sites...
Adoro seu blog e em um dos meus blogs te deixei um selo de presente, passa lá e pode pegar que é seu!
http://clubedasmulheresvividaseinteligentes.blogspot.com/2009/09/selos-recebidos-e-agradecimentos.html
Grande beijo
Christiane.
Esse assunto é maravilhoso.
Sou amante e estudiosa da Aromaterapia.
Bjs.
Olá querida
Amo a natureza e enquanto eu poder vou usar sempre as terapias alternativas.
Belo texto, sempre aprendo algo.
Com muito carinho BJS.
Cris, muito obrigada, fico feliz com tua indicação.
Melhoras!!!!!!! Bjs
Realmente, Estela, é maravilhoso. E se acertarmos na escolha do óleo, não há o que nos derrube.
Bjs
Bela escolha para manter a alegria de viver. A natureza é sábia, nós precisamos aprender com ela. Bjs
Olá caríssima Evelize,ler ocê ,e sugar conhecimento e trato de corpo e mente nossa,assim como a maneira que a vida semeias!
bzu mãos suas,amiga querida viva vida!
Ricardo, saudades!!!!
Viva a vida!!!!
bjs aromatizados!!!!
Postar um comentário