ALTERNATIVAS INTERESSANTES

quinta-feira, 26 de março de 2009

PARIPAROBA



A pariparoba é um arbusto de folhas graúdas e arredondadas que pode medir até 1,50 m de altura. Originária da mata atlântica, também é conhecida como caapeba, que quer dizer “erva amiga”, pariparoba, pariparoba-do-mato, pariparova, periparoba, capeba, caena e aguaxima. A erva é usada inteiramente desde as raízes até as folhas e frutos e é muito conhecida por suas propriedades digestivas.

Como meu marido tem uma disfunção hepática, ela se tornou sua grande aliada, inclusive, componente obrigatório em nossa bagagem de férias. Sorte a minha, que precisei fazer uma experiência que deu super certo.

No segundo dia da nossa chegada, minhas pernas foram literalmente devoradas por borrachudos, aqueles mosquitos pretos, horrorosos e ligeirinhos que não podem ver um milímetro de pele descoberta. E o pior, tenho alergia aos danados. A reação foi instantânea, as picadas incharam na hora e ardiam muito, pareciam queimadura.

Chegando ao hotel, lembrei que tinha feito um chá e resolvi colocar as folhas sobre as picadas. Que alívio!!! A ardência parou, o inchaço e a coceira diminuíram, parecia mágica.

Hoje resolvi pesquisar mais sobre a planta e fiquei surpresa com um estudo da professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

“A pariparoba sempre foi usada para o tratamento de má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras, através da infusão da raiz e da folha. Percebemos que ela protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, como também da diminuição da elastina e do colágeno”.

Quanta coisa há por aí que a gente não conhece. Certamente vão surgir cremes, pomadas e protetores solares a base de pariparoba.

Grande presente da natureza para nós.
Evelize Salgado

42 comentários:

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oieeeeeeeeeeee. Adorei seu recadinho, gostei muito da ideia e até estava aqui comentando com minha filha , que tb gostou da ideia dos espelhos .
Vc visita meu blog sempre , ou foi a primeira vez ?
Viu a promoção que estou participando ? Seria te pedir muito pra ir lá dar uma olhada e votar em mim ? Eu ia ficar mto feliz e te agradecer muito. Além de tudo vc ia dar uma força pra uma gaucha tb hehheheheh,
Vou te colocar lá na minha lista de blogs e te visitar sempre . bjs e obrigada Leila

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Ah, voltei pq fiquei olhando teu post sobre essa planta e me interessei, onde vc compra o chá, ou onde encontro as folhas ?
obrigada Leila

Anônimo disse...

LEGAL ADOREI

Unknown disse...

Leila Minha mulher tem poblemas no figado, e ela esta gravida eu eu ouvi falarem que este chá pariparoba é abortivo eu gostaria muito de saber se no caso dela ela tomar ia abortar o nosso filho ou filha ne! ela esta gravida de 1 e poco! conto com sua ajuda! muito obrigada!!
Ass.Leandro bisonhin! RS

EVELIZE SALGADO disse...

Leandro e Leila, pesquisei sobre efeitos abortivos da Pariparoba e não encontrei nada que falasse sobre isso, mas na dúvida, aconselho a procurar um médico que entenda de ervas e possa acompanhar o tratamento.
Boa sorte!!!!
Um abraço de muita Paz e muita Luz!!!

Leandro disse...

Bom. obrigado pela atenção,e tudo de bom pra voçê!!!

Ass.Leandro Bisonhin!

Anônimo disse...

Oi tenho essa planta em casa e não sabia para que servia tenho muita asia vou tomar esse chá obrigada.

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, amiga leitora, espero que resolva seu problema de asia. Boa sorte e tudo de bom.
Abraço de luz.

Leandro, obrigada, se passar por aqui outra vez, quero fazer um pedido: não esqueça de avisar quando nascer o bebê.

Anônimo disse...

EVELIZE SALGADO BOA TARDE VI NA TV QUE A PARIPAROBA É UM INIBIDOR DE DOCES SENDO ASSIM É EMAGRECEDOR, ONDE ENCONTRAR AQUI NO RIO DE JANEIRO CAPITAL?

EVELIZE SALGADO disse...

Olááá!!!! Não sei onde encontrar aí no RJ. Que tal tentar o mercado municipal? Talvez em feiras de hortifruti, jardim botânico....
Infelizmente não posso te ajudar, mas se encontrares, gostaria que me desses o retorno de onde achou.

Unknown disse...

preciso saber onde encontrar a muda do pariparoba , pois tenho problemas de fígado, essa planta ajudaria muito no tratamento, se alguém souber. por favor me passe obrigada
zely de paulinia sp
e-mail- arce.1000@hotmail.com

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, Zely, infelizmente não sei onde podes encontrar em SP, mas vale a dica que deixei acima, no mercado público, feiras, jardim botânico e continuo pedindo que nos avise se alguém encontrar.
Obigada!!!!

Anônimo disse...

ooi so eu o leandro ! passei aki pra falar que é um guri e vai se chamar Piettro e tbm para saber que pedido seria Evelize Salgado??

abração para todos !!

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, Leandro! Parabéns pra vocês e pro Piettro! Que sejam sempre abençoados e felizes.

Leandro, o pedido é que as pessoas divulguem onde encontram a Pariparoba para comprar. Assim uns ajudam os outros a adquirir o chá.

Mais uma vez, parabéns, papai!!!!!

Unknown disse...

OLa
Quem quiser pariparoba, eu tenho essa planta, na minha chacara.
carlosaldi@gmail.com
Carlos

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, Carlos, obrigada pela partilha!!!!
Fica para o pessoal saber.
Eu também plantei uma mudinha, para nosso consumo. Está indo muito bem, felizmente.

Abraços!

Anônimo disse...

na rua cardeal arcoverde em pinheiros,
são paulo-sp tem uma casa que só vende ervas e plantas, fica ao lado do kalunga

EVELIZE SALGADO disse...

Ok, obrigada pela partilha!!!!

jeova pinto disse...

Evelize, estava pesquisando a erva PARIPAROBA como erva eficaz contra as HEMORROIDAS, me da uma explicação se é verdade, mas tambem essa erva não existe em FORTALEZA, talvez uma outra possa substituir, me dá uma dica .
JEOVA.
jpribeiro53@hotmail.com

blog do geni disse...

oi pessoal, aqui atrás do meu quintal a pariparoba virou praga, tem tanta que não aguento mais arrancar e jogar fora! pena que não posso mandar umas mudas para vc's. de qualquer forma, meu email é esse: cerqueira66@hotmail.com

blog do geni disse...

conheço e tenho muitas mudas de pariparoba, mas, não sei se consigo enviar pelos correios. cerqueira66@hotmail.com

Anônimo disse...

Ouvi falar que pariparoba tem efeitos abortivos sim.. Não é recomendado a gestantes

Silpinto disse...

OI, Evelize, gostaria de saber se a pariparoba deve ser passada na pele ou tomada como chá para ter o efeito de estimulação do colágeno.
Obrigada
Silvana de Floripa.

Silpinto disse...

Olá, Evelize, gostaria de saber como se dá o estímulo de produção de colágeno pela pariparoba. Tenho q fzr chá ou é pra passar na pele?
Obrigada.
Silvana de Floripa.

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, Silvana, infelizmente não tenho esta informação pra te dar, mas digita o nome da professora e/ou faculdade de ciências farmacêuticas no google que talvez encontres a resposta. Sucesso na busca.

Paulo José da Costa disse...

Olá. Sou de Curitiba e tenho um lindo pé de pariparoba aqui em casa, que me acompanha desde a casa de minha avó, que não existe mais. A cada mudança, ela sempre foi transplantada e cresceu linda. Para pessoas de Curitiba terei prazer em ceder uma muda, sem nenhum custo.Ela realmente é mágica para o fígado. Abraço. Paulo 41 88050624

EVELIZE SALGADO disse...

Paulo, que bacana!!!!!
Certamente os curitibanos que receberem uma muda da tua pariparoba, também receberão o amor que estás ofertando com este gesto.
Um abraço, amigo, e muita luz no teu caminho!!!!!

Diniz disse...

Gostaria de saber se a planta aplicada com azeite na ezirpela nas pernas tem efeito de cura das mesmas

EVELIZE SALGADO disse...

Diniz, não tenho conhecimento sobre isto. Precisas fazer uma pesquisa mais específica. Boa sorte!!!

Unknown disse...

Gente, Boa tarde!

Aonde encontro esta planta em São Paulo por Gentileza?

Obrigado.

Karina disse...

Boa Tarde
Gostei muito do seu depoimento, estou fazendo um trabalho para meu curso de Técnico de Farmácia. E minha planta escolhida é a PARIPAROBA. Vou usar seu depoimento em meu trabalho na parte de comentários.
Muito boa ..
Beijos Karina Custódio Franca S/P
24/10/2013

EVELIZE SALGADO disse...

Que legal, Karina, fico feliz quando vejo pessoas interessadas por estes preciosos remédios que a natureza nos dá. Sucesso em teu trabalho. Bjins

Anônimo disse...

Gostaria de conseguir uma muda de pariparoba.

Anônimo disse...

jubsonadv@hotmail.com

Vinicius D. disse...

Ola eu sou de mato grosso do sul e estou a procura da muda de pariparoba mas esta mto difícil encontrar,sera q vc poderia me enviar uma muda e por quanto ficaria

Unknown disse...

Evelize bom dia! Estou atrás desse chá em Curitiba se puder me ajudar oriente como consigo. Quero compra uma muda se possível tbm. Preciso urgente desse chá pra minha mãe.obrigada

Unknown disse...

Oiii já sabe se consegue enviar por correio? Sou de Curitiba preciso de uma muda... obrigada

Unknown disse...

Paulo me ajuda. Não consegui linha em seu celular. Sou de Curitiba preciso de uma muda. Me ajuda? Meu tel 8405-9870 obrigada

Unknown disse...

Bom dia! Avisa se consegue enviar por correio? Sou de Curitiba estou atrás desse chá. Meu tel/whats 41 8405-9870 adriana obrigada

Unknown disse...

Bom dia! Avisa se consegue enviar por correio? Ou onde busco? Sou de Curitiba estou atrás desse chá. Meu tel/whats 41 8405-9870 adriana obrigada

EVELIZE SALGADO disse...

Boa tarde, pessoal. infelizmete moro em um apartamento pequeno e cultivo um vasinho de pariparoba para uso do meu esposo, não tenho como enviar, mas em casas de ervas e no mercado municipal devem enconntrá-la. Também é possível encontrar a erva seca, em saquinhos no supermercado. Espero que connsigam, fico na torcida. Abraço a todos!!!

Unknown disse...

Carlos boa noite, eu precisava de algumas folhas desta planta moro em São Paulo capital. Se puder entre contato para ver se é possivel trazer. Obrigada Heloisa conti.heloisa@gmail.com